Educação financeira é muito importante, especialmente se você quer ser mais independente e fazer o dinheiro trabalhar para você. Para isso, é necessário planejamento. Para aprender o básico, que ajude você a organizar suas finanças pessoais e iniciar seus investimentos, os livros são ótimas alternativas. Eles podem ajudar você a entender esse universo e realizar mudanças na relação com o dinheiro.

Quer planejar melhor sua vida? Veja 5 livros que têm lições importantes sobre finanças.

1. Os segredos da mente milionária

O que diferencia uma pessoa bem-sucedida de alguém endividado, que vive com a conta no vermelho? Este livro de T. Harv Baker sobre finanças vai te mostrar essa resposta. Baker é um milionário americano, que conta no livro uma parte de sua própria história – cheia de fracassos financeiros – e fala da maneira como mudou essa situação depois que o pensamento negativo sobre dinheiro foi substituído por ideias mais confiantes e positivas. O objetivo do livro é mostrar como a mente milionária funciona e em quais aspectos ela é diferente da mente de pessoas “comuns”.

2. Casais inteligentes enriquecem juntos

Este livro de Gustavo Cerbasi é outro best-seller usado como referência sobre finanças. Com uma linguagem acessível e um texto repleto de exemplos, Cerbasi oferece dicas de como um casal pode fazer um planejamento de sua vida financeira, dependendo do momento em que o relacionamento está. Do namoro à aposentadoria, passando pelo nascimento dos filhos, ele mostra atitudes que devem ser tomadas por casais que pretendem ter sucesso financeiro juntos. O livro ainda ensina o leitor a identificar seu perfil financeiro e qual o resultado da combinação de perfis.

botão novo
3. Pai rico Pai pobre

Este best-seller de Robert Kiyosaki já pode ser considerado como um clássico na área de finanças. Este livro também parte da história pessoal do autor, onde ele transmite conceitos que são indispensáveis sobre dinheiro, de uma maneira bem simples e clara. Essa obra mostra como é importante assumir alguns riscos, ter muita disciplina e responsabilidade diante dos desafios que surgem ao administrar a própria renda e alcançar objetivos de criar seu patrimônio. Com este enredo, o autor ajuda o leitor no desenvolvimento de um pensamento empreendedor, apresentando ensinamentos de como pessoas ricas educam os filhos – buscando que eles também sejam bem sucedidos.

4. Investimentos inteligentes

Do mesmo autor de Casais Inteligentes Enriquecem Juntos, Gustavo Cerbasi, este também é um best-seller que responde perguntas como “Quais obstáculos são enfrentados por um investidor iniciante?”, “Quais são as qualidades encontradas em um bom investidor?” e “O que não se deve fazer em um investimento?”. Neste livro o autor mostra as melhores maneiras de investir, seja em renda fixa, ações, previdência privada e imóveis. Ele aponta ainda que não existe um único investimento ideal, mas formas eficazes de realizar investimentos, respeitando as necessidades de cada investidor.

5. Como passar de devedor para investidor

Escrito por Samy Dana, este livro conta a história de um casal real que quitou todas suas dívidas e deu a volta por vida, partindo de um bom investimento, com renda fixa mensal. A obra funciona como um manual e traz alguns truques, como “Não espere o fim do mês para poupar”, entre outros. São dicas que parecem simples, mas quando aplicadas podem fazer com que o leitor deixe de ser um devedor e se torne um investidor de sucesso.

Guia Pratico 2.0 Investindo em Tesouro Direto