impeachment

Depois de meses de manifestações populares e especulações políticas, agora o cenário é concreto. No último domingo, a Câmara de Deputados aprovou com 367 votos favoráveis e 137 contrários, o pedido de impeachment da presidente Dilma Rousseff. Agora, o processo vai para o Senado, onde há maioria de políticos favoráveis, e se torna uma possibilidade cada vez mais real.

A atual Presidente pode, assim, ser afastada do cargo por 180 dias, em caso de aprovação com maioria simples dos Senadores. Depois, há um prazo para defesa, uma segunda votação dessa comissão e um julgamento, que deve ser realizado pelo STF.

A aprovação do pedido na Câmara mostra que o Governo está com pouca governabilidade, ou seja, a capacidade de governar é neste momento bastante limitada. A base aliada tentou trazer votos para seu lado, mas não obteve sucesso. Além disso, muitos políticos mudaram de lado na hora da votação, pegando o governo de surpresa. E o PMDB, que é o partido do Vice-Presidente, já está se mobilizando e conseguindo criar parcerias para viabilizar um possível governo Temer.

De qualquer maneira, o passo inicial para uma transição de governante foi dado, e há grandes possibilidades de que este processo seja aprovado.

Mas, qual o impacto do impeachment no seu dinheiro?

Os primeiros dias

O impeachment, como qualquer grande mudança, traz volatilidade para mercados de ações, dólar e juros. A economia deve seguir patinando e apresentando retração. Mas, junto com essa volatilidade, aparecem também as boas oportunidades para multiplicar nosso patrimônio!

E então, o que devo investir? Quais as melhores aplicações neste novo cenário?

No curto prazo, a decisão deve gerar uma alta da bolsa de valores, além da queda do dólar e a expectativa de um mercado mais otimista, no geral. Mas, com as indefinições do processo, faça movimentações com cautela e, sempre que possível, acompanhado por um especialista.

Tesouro Direto

Os títulos do tesouro seguem sendo uma ótima pedida. Siga dando preferência para os papéis atrelados à inflação, já que no cenário de juros menores – que se apresenta daqui pra frente – estas aplicações tendem a ser as que mais irão se valorizar.

Para realizar um investimento no Tesouro Direto, a plataforma usada para comprar os títulos diretamente, é preciso ter uma conta em corretora ou banco. Lembre que é preciso saber exatamente qual título comprar. Clique aqui para falar com nossos especialistas.

Ativos Prefixados

Com esse cenário, aumentar a exposição em aplicações PREFIXADAS é uma aposta que faz muito sentido. O mercado financeiro já projeta juros menores e embute isso na remuneração oferecida hoje. Ainda dá tempo de você conseguir encontrar no mercado ativos de renda fixa com rendimentos da ordem de 15%a.a. com vencimentos de 3 a 5 anos e segurança total.

Lembre-se que toda vez que prefixar suas aplicações, você garante este patamar de rendimento até o final da aplicação, independente de como a taxa de juros SELIC se comportará neste período.

Aqui cabe nosso alerta: a maioria das pessoas irá buscar prefixados quando a taxa de juros já estiver caindo. Ocorre que elas chegarão atrasadas e vão comprar com taxas já bem menores do que hoje, portanto aproveite pois AINDA DÁ TEMPO!

Ações

Acredita no impeachment? Se a sua reposta for SIM, é a hora de aumentar ou avaliar a entrada de ações em sua cesta de investimentos. Isso porque a troca do governo injeta bastante ânimo nos mercados. Investidores do mundo inteiro olham de forma positiva para isso e voltam a comprar ações de empresas brasileiras.

Novamente reforçamos: faça este movimento devagar, ainda mais se você ainda não possui muitos conhecimentos sobre o mercado de ações e não se sente tão confortável ainda com ele.

Quer saber mais sobre a carteira de ações para lucrar com o impeachment, consulte nossos especialistas agora.

O QUE NÃO FAZER – Poupança

Apesar da isenção do Imposto de Renda e taxa de administração, a caderneta de poupança não é atrativa, devido aos juros altos. Há anos a poupança deixou de ser um investimento interessante, leia mais sobre o assunto neste ebook grátis!

E se você quer conferir se está investindo seu dinheiro da melhor maneira possível, faça o teste aqui!

Guia Pratico 2.0 Investindo em Fundos Imobiliários