Quando pensamos em investir, logo surgem duas questões aparentemente complexas: quais produtos financeiros e corretoras de investimentos escolher? As opções no mercado são muitas, mas como tomar uma decisão que esteja de acordo com as nossas demandas e com os nossos objetivos?

Pensando nessas questões, elaboramos este post com o intuito de mostrar quais fatores levar em consideração na hora de optar por uma corretora para cuidar das aplicações. Se você se interessa pelo tema e deseja aprender mais a respeito, continue a leitura deste artigo!

Como escolher a melhor corretora de investimentos?

Essa é uma das principais dúvidas sobre investimentos, tanto para os investidores iniciantes quanto para aqueles que já têm alguma experiência mas desejam melhorar os ganhos.

Existem alguns aspectos que merecem uma análise prévia e detalhada da parte de quem investe. Veja quais são eles!

Atendimento

Independentemente do setor, todos gostamos de receber um bom atendimento, não é mesmo? Pois isso também é válido em relação às corretoras! Instituições preocupadas em achar uma solução que se adapte às necessidades que você tem são muito mais indicadas do que aquelas que só estão interessadas em vender o mais rapidamente possível.

Sendo assim, preste muita atenção em como você é atendido nas empresas do ramo, já que isso pode ser um “termômetro” de como eles cuidarão do seu patrimônio no futuro.

Proatividade

Opte por uma corretora que seja proativa no sentido de apontar boas decisões e montar uma carteira de investimentos que esteja de acordo com seus objetivos. É preciso notar se os atendentes estão preocupados em oferecer títulos públicos e, ao mesmo tempo, explicar as particularidades que eles trazem, por exemplo.

Uma boa forma de avaliarmos esse quesito é comparar essas empresas aos bancos. Geralmente os gerentes bancários não dão muitas explicações na hora de montar um plano de investimento para seus clientes. Entretanto, uma boa corretora sempre mostra mais de uma opção, faz comparativos, explica os porquês e assim por diante.

Plataforma aberta

O termo pode até parecer complexo à primeira vista, mas “plataforma aberta” nada mais é do que a possibilidade de investir em diferentes ativos ou fundos. Instituições bancárias, por sua vez, têm o costume de oferecer uma relação reduzida de produtos aos seus correntistas.

Apesar disso, tenha cuidado com um ponto: nem todas as corretoras são tão abertas quanto parecem. Sendo assim, decida por uma empresa que tenha total compromisso com essa abertura. A Pense Investimentos, por exemplo, se destaca pelo fato de realmente se preocupar em oferecer muitas alternativas àqueles que contam com seus serviços.

Quais são os principais produtos e serviços das corretoras de investimentos?

Em linhas gerais, uma corretora de qualidade é capaz de avaliar nossos perfis de investidor. Ou seja, a maneira com a qual abordamos as aplicações. Se você é mais conservador nesse sentido, é bem provável que seu assessor de investimentos ofereça produtos de renda fixa, como LCI e LCA, que também são isentos de Imposto de Renda.

Por outro lado, aqueles que têm uma tendência mais arrojada ou moderada serão contemplados por opções com fundos multimercado e imobiliários. Tudo depende da nossa percepção sobre a economia nacional, bem como das metas pessoais que traçamos antes de aplicar.

Por isso, o principal serviço de uma corretora de investimento é alinhar nossas expectativas aos produtos disponíveis no mercado e, a partir disso, montar uma carteira que nos agrade em termos de rentabilidade e fluidez, gerando os resultados mais próximos daquilo que cada um espera.

Quais são os diferenciais das corretoras?

Principalmente quando as comparamos com os bancos, alguns diferenciais acabam saltando aos nossos olhos. Por isso, se você pretende usar o tempo a seu favor, é importante conhecê-los e saber as melhores formas de utilizá-los. Confira a seguir os principais.

Planejamento

Tudo que envolve um prazo requer um planejamento efetivo, certo? Desse modo, é imprescindível planejar as aplicações e o tempo para alcançar objetivos distintos. Um corretor qualificado, amparado por uma boa instituição, dispõe de todos os meios para encontrar as soluções que desejamos.

Imagine o seguinte exemplo: você quer guardar dinheiro para sua aposentadoria, mas simultaneamente pretende comprar um imóvel em 5 anos. Esses dois sonhos envolvem prazos e valores diferentes. Isso quer dizer que a variação de ativos dentro da sua carteira pode encurtar o caminho para a resolução dessas metas.

Economia de tempo

Essa é uma das grandes divergências em relação às instituições bancárias. Um gerente dificilmente tem tempo de passar as melhores coordenadas para que tomemos as decisões mais ajustadas àquilo que desejamos.

Em contrapartida, uma assessoria de investimento personalizada tem disponibilidade para dar dicas práticas e úteis, guiando você na tomada de decisão e dando liberdade de atuação com as aplicações. Assim, é viável optar por indicações de quem é especialista no assunto e agilizar um processo que tende a ser demorado.

Diversificação de produtos

Como já mencionado, atuar com um maior leque de produtos possibilita a concretização de diversos propósitos, permitindo que haja variação em termos de rentabilidade e segurança em cada um deles.

Quando contamos com uma corretora ou com um assessor, essa extensa gama de alternativas nos permite pensar naquilo que melhor se encaixa nas nossas prioridades.

Especialidade

Corredoras constituídas por profissionais qualificados e certificados são especialistas em avaliar indicadores econômicos e extrair deles informações valiosas, que nos ajudam a colher os frutos esperados. Esse profissionais podem, diante de um cenário com recessão econômica e problemas fiscais — em que atualmente se enquadra o Brasil —, identificar saídas que sirvam para os mais variados perfis de investidor.

Acessibilidade

Em um mundo cada vez mais digital, plataformas eletrônicas vêm ganhando destaque entre nós — investidores que buscam por comodidade e fácil acesso às informações. No entanto, como se trata de patrimônio e renda, também é essencial ter um acompanhamento personalizado à disposição. Por isso, empresas que oferecem independência, meios eletrônicos e um bom atendimento pessoal devem ser consideradas.

Corretoras de investimentos costumeiramente fornecem uma grande variedade de produtos e sabem reconhecer as necessidades dos seus clientes. Sendo assim, devemos optar por uma que tenha excelência nos serviços prestados.

Gostou de saber um pouco mais sobre as corretoras de investimentos? Então entre em contato conosco e conheça nossos diferenciais!

Guia Pratico 2.0 Investindo em Fundos Imobiliários